Páginas

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."

Paulo Freire

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Análise do filme Amistad

“A África não era uma página em branco antes da invasão colonial; Havia produzido conhecimentos e técnicas, além de obras de grande valor nos campos da arquitetura, escultura , música ,dança, poesia e literatura oral.”
                                                                                       O Correio da Unesco Julho de 1997.

Trabalho desenvolvido pelo prof° Vitor Hugo com os alunos da 8ª série.

Objetivos da Proposta:
· Criar email para postagem de trabalhos; · Assistir o Filme “Amistad” na sala de vídeo;· Relacionar o conteúdo com a realidade; · Pesquisar na sala de informática sobre preconceito; · Produzir um texto sobre o filme, destacando as cenas que lhe chamaram atenção; · Relacionar as formas de preconceito; · Produzir um texto sobre preconceito.

1º momento:

Os alunos criarem email para enviarem os trabalhos.

2º momento

Os alunos assistirem ao filme “Amistad”.

Sinopse do filme Amistad:

Costa de Cuba, 1839. Dezenas de escravos negros se libertam das correntes e assumem o comando do navio negreiro La Amistad. Eles sonham retornar para a África, mas desconhecem navegação e se vêem obrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes, que os enganam e fazem com que, após dos meses, sejam capturados por um navio americano, quando desordenadamente navegaram até a Costa de Connecticut. Os africanos são inicialmente julgados pelo assassinato da tripulação, mas o caso toma vulto e o presidente americano Martin Van Buren ( Nigel Hawthorn), que sonha ser reeleito, tenta a condenação dos escravos, pois agradaria aos estados do sul e também fortaleceria os laços com a Espanha, pois a jovem Rainha Isabella II (Anna Paquin) alega que tanto os escravos quanto o navio são seus e devem ser devolvidos. Mas os abolicionistas vencem, e no entanto o governo apela e a causa chega a Suprema Corte Americana. Este quadro faz o ex-presidente John Quincy Adams ( Anthony Hopkins), um abolicionista não-assumido, sair da sua aposentadoria voluntária, para defender os africanos.

3º momento:

Discussão sobre as formas de preconceito;

4º momento

Pesquisa na internet sobre tipos de preconceito

5º momento

Produzir um texto digitado destacando as cenas que mais chamou a atenção e o porquê.

6º momento

Produzir um texto relacionando os tipos de preconceito.

7º momento

Discutir a origem dos africanos e estudar a geografia da África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...