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"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."

Paulo Freire

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Divulgando o Blog na escola.







Os alunos do 6° Ano da professora Begssie resolveram divulgar o Blog na escola. Pois, esperam anciosos os seus comentários sobre o trabalho que está sendo feito a partir da análise de filmes.

Recado do professor Vitor Hugo.

O trabalho está em andamento, contudo se você tem alguma sugestão de atividades com mídias para as disciplinas de geografia e religião encaminhe para o e-mail rel_geo2011@hotmail.com. As suas sugestões serão postadas neste blog.
 Aguardamos anciosos a sua sugestão!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Análise do filme Amistad

“A África não era uma página em branco antes da invasão colonial; Havia produzido conhecimentos e técnicas, além de obras de grande valor nos campos da arquitetura, escultura , música ,dança, poesia e literatura oral.”
                                                                                       O Correio da Unesco Julho de 1997.

Trabalho desenvolvido pelo prof° Vitor Hugo com os alunos da 8ª série.

Objetivos da Proposta:
· Criar email para postagem de trabalhos; · Assistir o Filme “Amistad” na sala de vídeo;· Relacionar o conteúdo com a realidade; · Pesquisar na sala de informática sobre preconceito; · Produzir um texto sobre o filme, destacando as cenas que lhe chamaram atenção; · Relacionar as formas de preconceito; · Produzir um texto sobre preconceito.

1º momento:

Os alunos criarem email para enviarem os trabalhos.

2º momento

Os alunos assistirem ao filme “Amistad”.

Sinopse do filme Amistad:

Costa de Cuba, 1839. Dezenas de escravos negros se libertam das correntes e assumem o comando do navio negreiro La Amistad. Eles sonham retornar para a África, mas desconhecem navegação e se vêem obrigados a confiar em dois tripulantes sobreviventes, que os enganam e fazem com que, após dos meses, sejam capturados por um navio americano, quando desordenadamente navegaram até a Costa de Connecticut. Os africanos são inicialmente julgados pelo assassinato da tripulação, mas o caso toma vulto e o presidente americano Martin Van Buren ( Nigel Hawthorn), que sonha ser reeleito, tenta a condenação dos escravos, pois agradaria aos estados do sul e também fortaleceria os laços com a Espanha, pois a jovem Rainha Isabella II (Anna Paquin) alega que tanto os escravos quanto o navio são seus e devem ser devolvidos. Mas os abolicionistas vencem, e no entanto o governo apela e a causa chega a Suprema Corte Americana. Este quadro faz o ex-presidente John Quincy Adams ( Anthony Hopkins), um abolicionista não-assumido, sair da sua aposentadoria voluntária, para defender os africanos.

3º momento:

Discussão sobre as formas de preconceito;

4º momento

Pesquisa na internet sobre tipos de preconceito

5º momento

Produzir um texto digitado destacando as cenas que mais chamou a atenção e o porquê.

6º momento

Produzir um texto relacionando os tipos de preconceito.

7º momento

Discutir a origem dos africanos e estudar a geografia da África.

domingo, 21 de agosto de 2011

Hora da Leitura: Contadores de Histórias

Hora da Leitura: Contadores de Histórias: Os alunos do 2º ano B da Profª Begssie adoram ler no momento da leitura comigo, talvez seja pela motivação e incentivo que a mesma dá a eles...

Vídeo: Pesquisando na escola

Este trabalho foi muito interessante, pois os alunos descobriram muitas realidades sobre o bairro Ilha das Flores, na cidade de porto Alegre.

Vídeo: " O Bicho" de Manuel Bandeira

Vídeo da aula: Leitura e debate do Poema:

sábado, 20 de agosto de 2011

Poema: " O Bicho" de Manuel Bandeira

Leitura do poema "O Bicho" de Manuel Bandeira.
Nesta fase os alunos serão convidados a refletir sobre a condição subumana que alguns homens são submetidos em nossa sociedade.



O Bicho
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.
O bicho, meu Deus, era um homem.
Poema de Manuel Bandeira

Curta metragem "Ilha das Flores"

Meus alunos trabalhando antes de assistir ao curta "Ilha das Flores".

O trabalho começa com um levantamento de todas as coisas que os alunos gostariam de possuir e não têm. A pergunta é, quais os valores que permeiam o desejo dos alunos? Fazer o aluno refletir sobre o que deseja e por que deseja.

Análise de filmes na escola


É impossível ignorar o impacto causado pelo cinema na sociedade do século XXI. Portanto, é interessante trazer para a sala de aula esse meio de comunicação, a fim de promover debates e questionamentos que introduzam à aprendizagem.

Trabalhei o curta metragem " Ilha das Flores",com minha turma de 6° Ano da Escola Municipal Manoel Pereira Vargas.

"Ilha das Flores" é um curta metragem brasileiro, do gênero documentário, escrito e dirigido pelo cineasta Jorge Furtado, em 1989, com produção da Casa de Cinema de Porto Alegre. Este curta metragem narra o percurso de um tomate estragado desde o momento de sua compra em um supermercado até seu destino em um lixão, onde restos orgânicos servem de comida para um criador de porcos. Após a alimentação dos animais, o proprietário libera a entrada de habitantes da ilha, extremamente pobres, para que procurem por restos de comida. O filme faz uma crítica ao consumismo e a geração desigual de renda na sociedade contemporânea. Assistindo ao filme, além de refletir sobre questões como a pobreza e a desigualdade social também travaram contato com questões socioambientais, como as diferenças entre o consumismo e o consumo responsável ou consciente.
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